Data: 22/12/2005 - 17:05:44

Comissão de Urbanismo discute temas de interesse

  • Vereador Luiz Felipe Braga Côrtes. (Foto - Andressa Katriny)
  • Foto - Andressa Katriny
Diversos projetos de interesse da comunidade foram analisados pela Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba. Presidida pelo vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), nas reuniões foram discutidos assuntos polêmicos, como a questão dos estacionamentos pagos em hospitais, universidades e shoppings centers e solução definitiva para os resíduos da construção civil. Temas mais leves também foram abordados, como o projeto para construção de calçadas, instalação de aquecedores a gás e instalação de terminal de transporte na Rua Barão do Rio Branco.
Os estacionamentos grátis foram amplamente discutidos na comissão, envolvendo diretores de hospitais, representantes de shoppings, universidades, estacionamentos e da Prefeitura. A discussão foi em torno da lei e regulamentação dos estacionamentos, assinadas pelo então prefeito Cassio Taniguchi. Na Câmara existem projetos dos vereadores André Passos (PT) e Jair Cézar (PTB) prevendo o estacionamento gratuito, especialmente em shoppings e hospitais, pelo período mínimo de uma hora aos usuários.
Resíduos
Representantes de trabalhadores e empresas ligadas ao setor da construção civil se reuniram com a Comissão de Urbanismo para debater o problema dos resíduos. Neste caso, também existe projeto tramitando na Casa que prevê a criação de programa de gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil, instituindo plano de ação dos transbordos (seleção dos entulhos) e instalação de usina de reciclagem. "A idéia foi definir as áreas de depósito, para quando o projeto entrar na pauta de votação do plenário a situação já estar regularizada, diz."
Em sessões conjuntas com a Comissão de Saúde, o vereador Luiz Felipe Braga Côrtes colocou em discussão instalação de aquecedores a gás, com a participação de bombeiros, entidades ligadas ao assunto e Secretaria de Urbanismo. A troca de idéias ficou em torno das normas e regulamentações, evitando possíveis acidentes, como os que ocorrem todos os anos, especialmente no inverno, com a morte de pessoas.
Terminal
Representantes do Movimento Amigos da Barão buscam a revitalização da Rua Barão do Branco. Com essa intenção, seus integrantes procuraram a Comissão de Urbanismo. Em reunião, discutiu-se a instalação de terminal de transporte naquela via. O terminal fará parte do Eixo Metropolitano de Transporte. A proposta, segundo o Ippuc, prevê a construção do terminal no terreno da Companhia de Automóveis Slaviero, que abriga a antiga estação de bondes, na esquina da Barão com a Visconde de Guarapuava. A idéia é fazer a interligação com três linhas de transporte que terão sentido Pinheirinho, Centro, Atuba - Centro e Atuba - Pinheirinho. Esta seria a forma de ampliar o acesso à região central para aqueles que dependem da BR-476.




 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
  • Anexos:

Voltar