Data: 27/03/2020 - 22:05:25

Câmara lamenta a morte do
ex-vereador Elizeu Furquim

  • Elizeu Furquim exerceu dois mandatos, em que trabalhou para garantir direitos a militares no município, como a gratuidade nos ônibus para policiais e bombeiros militares fardados. (Foto: Arquivo/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) informa, com pesar e profunda tristeza, que o ex-vereador de Curitiba Elizeu Furquim faleceu nesta sexta-feira (27), aos 81 anos, vítima de parada cardíaca em decorrência de um câncer.

Exerceu dois mandatos (1991-1992 e 1995-1996), assumindo o cargo como suplente nas duas vezes. Trabalhou ativamente por toda a população e também para garantir direitos à categoria dos militares estaduais no município, como a gratuidade nos ônibus para policiais e bombeiros militares fardados.

Nascido em Siqueira Campos (PR) em 1939 e formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, Elizeu Furquim era coronel da Polícia Militar do Paraná, tendo ingressado na corporação em 1956. Presidiu durante quase 25 anos a Associação de Defesa dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas do Paraná (Amai).

Também foi comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária entre 1983 e 1985, foi superintendente da Superintendência Nacional do Abastecimento no Paraná (Sunab-PR), diretor da Prisão Provisória de Curitiba (Ahú) e do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, comandante do Policiamento da Capital, entre outras atribuições.

Por seu trabalho na área da segurança pública, o coronel Elizeu Furquim foi reconhecido com diversas homenagens e condecorações, entre elas a Ordem Estadual do Pinheiro, maior honraria do estado do Paraná.

Elizeu Furquim deixa dois filhos, entre eles a desembargadora Themis de Almeida Furquim, e quatro netos. O velório foi restrito à família, e a cremação está marcada para 19h.


Texto:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar