Data: 12/03/2020 - 15:19:54

Palestra na Câmara abordará o
Dia do Técnico em Meio Ambiente

No dia 13 de março, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) irá promover uma palestra em alusão ao Dia do Técnico em Meio Ambiente. O evento será realizado às 14h no auditório do Anexo II (esquina entre a rua Lourenço Pinto e avenida Visconde de Guarapuava, 4º andar). A iniciativa é da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba que pretende destacar o trabalho desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pelo Instituto GT3 (Grupo de Trabalho do Terceiro Setor). O Dia do Técnico em Meio Ambiente foi instituído no Calendário Oficial do município por meio de um projeto de lei do ex-vereador Sérgio Ribeiro, que resultou na lei 12.331/2007.

Uma das palestrantes é a pedagoga Ângela Egrecil Antunes Panizzi, servidora pública que atua na área ambiental desde 1988. Ângela trabalha com planejamento e gestão ambiental – programas e projetos; educação ambiental; licenciamento ambiental estratégico; Agenda 21; A3P; atendimentos a municípios, capacitações, oficinas, cursos e treinamentos. O IAT é uma entidade autárquica cuja área de atuação é o estado do Paraná, sendo atualmente vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A lei estadual 20.070/19 autorizou a incorporação do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia) e do Instituto das Águas do Paraná pelo Instituto Ambiental do Paraná - agora denominado Instituto Água e Terra.

Além de trazer esclarecimentos sobre as atividades do IAT, Ângela falará sobre a A3P. "A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência consegue reduzir seus gastos", explicou a servidora.

O outro palestrante será Maurício Degelmann, presidente do Instituto Grupo de Trabalho do Terceiro Setor (GT3). O palestrante é formado em Ciências Contábeis pela FAE Business School em 1993 e pós-graduado em Administração Tributária e Sociologia Politica. Entre suas atividades profissionais, atuou como consultor de organizações públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, empresas, prefeituras, associações, sindicatos, ONGs, comunidades terapêuticas e cooperativas de economia solidária. Ele também é fundador e diretor presidente do Instituto Grupo de Trabalho do Terceiro Setor (GT3); membro colegiado estadual da Secretaria Executiva e representante adjunto no colegiado nacional do Movimento Nacional ODS Nós Podemos / Paraná – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; membro da secretaria executiva do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná; fundador e conselheiro da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas (FEPACT); e conselheiro da Casa Latino Americana (CASLA).


Texto:   João Cândido Martins
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar