Data: 13/02/2020 - 08:47:42

Rotary Club pode ser homenageado
com data comemorativa

  • O dia 23 de fevereiro poderá ser instituído como Dia Municipal do Rotary Club. Em Curitiba, são 39 clubes e mais de 700 associados. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Oscalino do Povo homenageia o trabalho voluntariado em todo o mundo do Rotary Club, citando o lema “dar de si antes de pensar em si”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O Rotary Club pode ser homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pelo trabalho voluntariado em todo o mundo. Projeto de lei protocolado por Oscalino do Povo (Pode) estabelece o dia 23 de fevereiro, que marca a fundação do grupo e já tem comemorações nacionais e internacionais (005.00006.2020). Caso aprovado, entrará em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial.

O vereador cita na justificativa do projeto o lema “dar de si antes de pensar em si”. “Prestes a completar 115 anos de existência e presente em 213 países e regiões, o Rotary conta hoje com 1,2 milhão de associados trabalhando voluntariamente em suas seis áreas de enfoque: paz e prevenção (resolução de conflitos), prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário”, diz a justificativa da proposta.

Segundo o site oficial do grupo, o Rotary Club foi fundado em 1905 pelo advogado Paul Harris em Chicago, nos Estados Unidos. “Em Curitiba, a iniciativa chegou em 1933 e hoje conta com 39 clubes de Rotary e aproximadamente 713 rotarianos”. Os clubes de Curitiba integram o Distrito 4730, que abrange ainda a região metropolitana, o litoral e a região dos Campos Gerais, contando com 83 clubes e 1.600 associados.

Pólio Plus
Oscalino do Povo ainda ressalta o principal projeto do clube, o Pólio Plus, que visa à erradicação da poliomielite (paralisia infantil). Segundo o Rotary, a doença é rara, mas ainda atinge países como Paquistão e Afeganistão – os quais são os focos do clube atualmente –, que têm regiões com povoados nômades, conflitos armados e resistência religiosa. A iniciativa começou em 1985 e se tornou o primeiro e maior esforço coordenado do setor privado em apoio à saúde pública, com o objetivo de arrecadar US$ 120 milhões. Já em 1988, com 350 mil casos anuais da doença ocorrendo em 125 países, o Rotary International e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.   

Tramitação
Protocolado no dia 31 de janeiro, o projeto primeiramente receberá uma instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris), para então passar pelas comissões temáticas, nas quais poderão ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de órgãos públicos afetados por seu teor. Depois do trâmite nas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para se tornar lei.


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição da notícia: Filipi Oliveira.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar