Data: 10/02/2020 - 09:25:09

Projeto quer instituir corridas
inclusivas em Curitiba

  • O projeto quer viabilizar a organização de corridas para pessoas com deficiência, pensando na inclusão no esporte e no lazer. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)
  • O vereador Pier Petruzziello diz que é obrigação do poder público promover espaços de convivência para essas pessoas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Projeto de lei apresentado por Pier Petruzziello (PTB) quer adicionar ao calendário oficial do Município a Corrida Inclusiva, para promover a inclusão através do esporte, lazer e cultura. A proposta, a segunda protocolada neste ano (005.00002.2020), deverá ocorrer no primeiro domingo subsequente ao dia 21 de setembro, data marcada como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

“Promover espaços de convivência, além da conscientização é um dever do poder público e temos através dessa experiência a oportunidade de colocar Curitiba, já reconhecida pela realização das corridas de rua, como pioneira na na realização deste evento”, defende Pier na justificativa da matéria. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), é 3 de dezembro.

A ideia do projeto surgiu da primeira edição da RunViver, realizada no dia 7 de dezembro de 2019 no Parque Barigui. A corrida foi realizada em duplas, com diferentes formações: duas pessoas com deficiência, ou uma pessoa com deficiência e um corredor convencional ou dois corredores convencionais, desde que um com venda nos olhos.  

Tramitação

Protocolado no dia 23 de janeiro, o projeto primeiramente receberá uma instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris), para então passar pelas comissões temáticas, nas quais poderão ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de órgãos públicos afetados por seu teor. Depois do trâmite nas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para se tornar lei.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e revisão do texto: Filipi Oliveira.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar