Data: 30/01/2020 - 14:48:58

Comissão de Pontes e Viadutos
planeja ações para 2020

  • Comissão discutiu sobre a continuidade das ações, iniciadas em novembro de 2019 para avaliar a segurança das pontes e viadutos, além de sugerir melhorias viárias. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • O engenheiro Mauro Lacerda, do ITTI, deve entregar, já nos próximos dias, um relatório detalhado das quatro avaliações feitas no ano passado. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Estiveram reunidos nesta quinta-feira (30), na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os vereadores Mauro Ignácio (PSB) e Bruno Pessuti (PSD), respectivamente presidente e relator da Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos, com o engenheiro Mauro Lacerda,  coordenador do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo do encontro foi discutir sobre a continuidade das ações do colegiado, iniciadas em novembro de 2019 para avaliar a segurança destes dispositivos, além de sugerir melhorias viárias.

De acordo com o presidente da comissão, o ITTI e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) garantiram apoio ao prosseguimento das vistorias, sendo que Mauro Lacerda deve entregar, já nos próximos dias, um relatório detalhado das quatro avaliações feitas no ano passado, na ponte de madeira do parque Tingui e nos viadutos Colorado, Orleans e os que fazem a ligação entre os contornos sul e norte, na BR 277. Um relatório parcial sobre a ponte e o viaduto do Colorado já foi encaminhado à Prefeitura de Curitiba, sendo que a estrutura de madeira foi a que causou maior preocupação (saiba mais).

Mauro Ignácio acrescentou que o colegiado, que teve seu funcionamento estendido até o mês de abril, deve se reunir na próxima semana e definir onde serão realizadas as novas vistorias, a partir de endereços sugeridos pelos vereadores que integram a comissão. “Esse foi um combinado que tivemos no final de ano, que cada vereador verificasse junto à sua comunidade locais que apresentam algum risco, ou em que foi vista uma rachadura, por exemplo”. Ainda segundo o vereador, em parceria com o ITTI, deve ser desenvolvida uma ferramenta para receber alertas e sugestões da população.

Atualmente, o site da Câmara Municipal possui uma página especial da Comissão (confira aqui) e foi disponibilizado um e-mail para contato. Os curitibanos também podem postar fotos no Facebook, Twitter ou Instagram, identificando o local e com a hashtag #ponteseviadutoscuritiba. O vereador esclarece que a responsabilidade pela manutenção das estruturas viárias é do Poder Executivo e que o trabalho de fiscalização feito pelo Legislativo vem em resposta às cobranças da população.

Ignácio acrescentou que vê “com bons olhos” o anúncio feito pelo prefeito Rafael Greca, no início deste ano, de que a prefeitura vai contratar equipe de engenharia para vistoriar as 63 estruturas viárias mais antigas de Curitiba.  “Ficamos felizes com esta iniciativa, pois conforme o prefeito são pontes, viadutos e trincheiras que devem passar por perícias técnicas, que resultarão em laudos, diagnósticos e projetos de recuperação”. Na opinião do vereador, o trabalho da Câmara Municipal vai ajudar a completar o diagnóstico que precisa ser feito acerca da seguranças das pontes e viadutos.

Leia também:

Comissão vistoria mais três viadutos; relatório parcial será enviado à PMC


Texto:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar